sábado, 6 de abril de 2013

Copa do mundo X Publicidade Como andam as coisas?

 

Peguei gosto pelo futebol desde pequeno, sem muito entender as regras, assistia a jogos pela televisão e torcia para meu time de coração. Fui crescendo, envelhecendo (vamos pular essa parte né rs) criando responsabilidades sem perder o gosto pelo esporte. Até jogava umas partidas com os meus colegas mas....... era uma vergonha....... para se ter noção, de cada dez chutes que tentava dar na bola eu acertava um. Preciso dizer mais alguma coisa?  Resolvi ficar no lado de expectador , torcer é mais prazeroso e da menos dor de cabeça.  O futebol brasileiro é cercado de grandes times e jogadores, isso nos deu uma oportunidade de cediar a Copa do Mundo no nosso país em 2014. Muitos estádios já estão em fase de encerramento das obras, outros estão terminando. Começamos a sentir na pele a responsabilidade de cediar um evento deste porte onde será transmitido ao mundo inteiro. Como a publicidade tem se preparado para este momento? Estamos prontos? O que temos feito?  Em 2010 a agência África, presidida na época pelo publicitário Nizan Guanaes, teve seu logo escolhido para a representar a copa em 2014 a idéia era utilizar formas que lembram mãos. O logo gerou muita discussão entre designers e outros publicitários acharam a ideia mal desenvolvida e pouco criativa.

 A Budweiser, patrocinadora da Copa do Mundo Fifa 2014 e cerveja oficial do evento, foi lançada em Fortaleza, em festa no Órbita Bar. Quarta cerveja mais vendida do mundo, a marca chegou ao Brasil para integrar o portfólio Premium da Ambev.
Presente em 80 países, a Budweiser brasileira será feita pela Ambev em Jacareí, de onde é distribuída para o Ceará - inicialmente, para Fortaleza e Região Metropolitana. O banco Itáu e a FIFA assinaram contrato que torna o banco o patrocinador oficial da Copa do Mundo em 2014. O Itáu já está envolvido há mais de 17 anos com o futebol, patrocinando o campeonato brasileiro, libertadores, copa do Brasil e amistosos da seleção brasileira que são transmitidos pela Rede Globo.


A coca-cola se posicionou sobre a copa assinando sua campanha viral com o mote ” A Copa de todo mundo”. Com narração de Tom Zé e elementos gráficos grafitados produzidos pelo artista Speto, o texto diz que a Copa do Mundo não vai ser só de jogos, vitórias, derrotas, jogadores galãs e celebridades, incentivando assim o engajamento popular em torno do acontecimento



 


Saindo um pouco do Branding , a midia impressa  é de grande importância na divulgação do evento. Este vídeo fala um pouco mais sobre isso 
Cada impresso mostardo tem sua pecularidade.fala respectivamente sobre cada local onde os jogos serão cediados.

 

A  copa é só ano que vem, ainda há muito o que se fazer, o trabalho é árduo e nada pode dar errado. Notei que aos poucos a publicidade de uma forma geral, vem moldando sua forma de divulgar e expor o evento. Como observamos , isso é feito de maneiras diferentes. Branding, ações virais, comerciais na tv nos levam ao contexto  que a publicidade não está dormindo, está bem acordada,pronta para encarar mais essa desafio
                                                                                                                                                     

                                                                                                                                                                    



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